Poucos estilos musicais possuem tantos clássicos imortais em seu catálogo quanto o rock and roll. E um desses clássicos, que figura entre os maiores, é "Smoke On The Water", canção da banda inglesa Deep Purple que possui um dos riffs de guitarra mais conhecidos de todos os tempos.
Lançada em 1972, como faixa do álbum "Machine Head", "Smoke On The Water" é uma das músicas mais famosas do Século XX e continua fazendo muito sucesso até hoje. Apesar de toda a pompa que a cerca, "Smoke On The Water" nasceu com um intuito nada nobre: encher linguiça.
O vocalista Ian Gillan falou sobre a composição de sua música mais famosa no DVD "Classic Albums: Deep Purple – The Making Of Machine Head", lançado em 2002. Segundo transcrição publicada pela revista Classic Rock, "Smoke On The Water" começou como uma jam e entrou no tracklist de "Machine Head" apenas para completar a duração padrão que um disco de vinil tinha na época.
"Foi apenas mais um riff, como ‘Into The Fire’. Não demos muita importância a isso e não estava sendo considerada uma faixa para o álbum. Foi uma jam na primeira passagem de som. Não trabalhamos no arranjo, foi apenas uma jam. ‘Smoke…’ só entrou no álbum como uma faixa de preenchimento porque estávamos com pouco tempo. No vinil, trinta e oito minutos (dezenove minutos de cada lado) era o tempo ideal se você queria boa qualidade, e faltavam cerca de sete minutos para o fim. Então nós pegamos a jam e colocamos os vocais nela", declarou o talentoso cantor e compositor.
Pois bem, aparentemente, a aposta deu certo, já que 51 anos depois, cá estamos nós falando sobre "Smoke On The Water".